A industria do plástico e seus processos.

Grãos plásticos prontos para serem derretidos
   A industria de plásticos se divide em dois segmentos, uma delas produz a matéria prima na forma de pequenos grãos e o outro segmento da indústria é responsável pela modelagem para a confecção de produtos que serão vendidos. Esta confecção utiliza os grãos que são derretidos em  maquinas e depois injetados em moldes que logo em seguida serão resfriados até voltarem à temperatura ambiente, esse tipo de confecção é conhecida como modelagem por injeção.

   Outro processo utilizado pela industria dos plásticos é o assopro, prática na qual se lança um jato de ar para moldar o plástico, esse método é amplamente utilizado na produção de garrafas e frascos.
Processo de modelagem
      


Outro processo é a extrusão, neste procedimento o plástico fundido passa por um um orifício circular em rotação formando pequenos filamentos e é imediatamente resfriado. A extrusão é utilizada na fabricação de fios e mangueiras. Segue um vídeo explicativo.
   Além desses processos há também a calandragem, técnica na qual os grãos plásticos derretidos após atravessar os cilindros em rotação, transformam-se em uma fina lâmina. Esse procedimento é utilizado na fabricação de couro sintético, supermecados, sacos para lixo e filmes tranparentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.