Termoplásticos, termorrígidos e suas classificações.

   Os termoplásticos e os termofixos são divididos em diversos subgrupos. Os termoplásticos se dividem em sete tipos, PET, PEAD, PVC, PEBD, PP, PS, e outros compostos que não podem ser reciclados. O PET (polietileno tereftalado) é um dos mais utilizados e conhecidos, foi desenvolvido em 1941 por Whinfield e Dickson. Por ser leve, resistente, transparente, inerte (não participam de reações químicas) acabou tendo uso na produção de embalagens de refrigerante e na indústria textil.
   O PEAD e o PEBD (polietileno de alta ou baixa densidade) são materiais inertes que possuem muitas  características semelhantes, entre elas a atoxidade, a impermeabilidade, diferenciando-se apenas na resistência à pressão e à temperatura, nas quais o PEAD é mais resistente.
   O PVC (policloreto de vinila) é uma material que pode ser tanto rígido como também flexível, além de ser atóxico e inerte.
   PP(polipropileno) é outro importante composto para a indústria, devido a suas características de fácil modelagem, alta resistência e principalmente seu baixo custo, ele é muito utilizado na fabricação de produtos como copos plásticos e equipamentos médico-cirurgícos.
   O PS(Poliestireno), ou mais conhecido como isopor, é utilizado como isolante térmico e elétrico. Sua produção é muito barata, tem elevada resistência e baixa absorção de humidade.
   O sétimo grupo é composto de diferentes plásticos que possuem características distintas em comparação aos outros e não podem ser reciclados.
  Os termofixos, diferentemente dos termoplásticos, dividem-se em apenas dois grupos. O PU(Poliuretanos) que possuem uma variabilidade de densidade e dureza de acordo com a reação para a obtenção deste plástico. E o  EVA(poliacetato de etileno vinil) que é um material resistente, atóxico e aderente é utilizado na fabricação de ferramentas que possuem plástico em sua base, exemplo a tesoura e o estilete.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.